Quatro gerações unidas pela paixão ao teatro. Cinquenta e sete anos após a criação do grupo "Comédia Cearense", o mais antigo do Estado, a família Serra será homenageada, na próxima sexta-feira (4), com o lançamento do último programa da série "Ensaio Aberto: O Teatro de Grupo no Brasil".
Com seis episódios de 26 minutos, cada um retratando uma região diferente do País e sua cultura local, o projeto tem como fio condutor os grupos brasileiros de teatro com tradição e importância histórica.
Idealizada e coordenada pelo diretor Fabiano Moreira, a série foi produzida com o apoio do governo de São Paulo, através do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado.
De julho a novembro de 2013, a equipe percorreu seis regiões brasileiras, fazendo um retrato da tradição teatral do País. Além da "Comédia Cearense", também foram contemplados o "Teatro Popular União e Olho Vivo", de São Paulo; o "Grupo Galpão", de Minas Gerais; o "Tá na Rua", do Rio de Janeiro; o "Oi Nóis Aqui Traveiz", do Rio Grande do Sul; e o "Imbuaça", de Sergipe.
De acordo com Fabiano Moreira, a proposta do programa é fazer uma reflexão sobre a arte popular e as formas de manifestação da mesma na estética dos grupos selecionados. O barroco, a literatura de cordel, o carnaval e o cangaço são alguns exemplos dos temas desenvolvidos nos seis episódios.
No Ceará, o destaque foi para a relação do grupo com o Theatro José de Alencar (TJA). "O Haroldo Serra, diretor e fundador da 'Comédia Cearense', também já foi diretor do TJA. Por isso, optamos por fazer um registro geográfico da obra, tomando-a como referência na cultura do Estado", explica o idealizador.
Processos
A escolha dos fios condutores da série se deu após um período de pesquisa pela equipe. "Depois da busca, optamos por grupos que tinham mais tempo de existência e com trabalhos reconhecidos na região em que se localizavam. A Comédia foi o mais antigo dentre os selecionados. É difícil encontrar um grupo com 57 anos", reconhece Fabiano.
A passagem da equipe por Fortaleza ocorreu em agosto do ano passado. Foram quatro dias de gravação sob a direção artística de Luiz Cruz e assistência de direção e montagem de Fernanda Pessoa.
As imagens foram feitas em quatro espaços distintos: o Teatro Arena Aldeota, a Casa da Comédia Cearense, o apartamento do casal Haroldo e Hiramisa Serra e o Theatro José de Alencar. A contribuição do acervo pessoal da família Serra incluiu até imagens em Super 8 no último episódio da série Ensaio Aberto.
Reconhecimento
Hiroldo Serra, filho do casal fundador do grupo, destaca a importância desse registro. "Para a gente foi uma surpresa estar entre os seis escolhidos. Mas acredito que somos merecedores. Talvez sejamos um dos grupos mais antigos do Brasil, que nunca deixou de fazer peça, nem por um semestre. Isso porque sempre tivemos a preocupação de não seguir uma linha determinada, buscamos variar", diz.
O coordenador Fabiano Moreira explica a importância do trabalho realizado. "Eu não sabia da dificuldade do cearense de se encaixar num cenário cultural nacional. E isso ficou muito claro na conversa que tivemos com a família Serra. Precisamos dessa troca para criar uma identidade cultural do País e essa é uma das provocações da série", conclui.
Mais informações
Lançamento do programa sobre o grupo "Comédia Cearense"
Da série "Ensaio Aberto: O Teatro de Grupo no Brasil".
Dia 4 de abril. Disponível em www.cooperativadeteatro.com.br
|