O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), iniciou, nesta segunda-feira, a “Mobilização Coletiva Virtual”. A iniciativa vai se entender até o próximo dia 25 e tem o objetivo de facilitar negociações de dívidas de consumidores com o segmento bancário. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio) identificou que a inadimplência no Estado está em 65%, incluindo os diversos segmentos do mercado de consumo.
Com relação às estatísticas do DECON, os assuntos financeiros representam a maior parte da demanda, tendo significado 38,54% das 14.755 reclamações notificadas de janeiro até hoje, 10 de agosto. Com a Mobilização, espera-se minimizar os efeitos do problema. As instituições bancárias participantes do “mutirão” virtual são: Banco do Brasil, BCV, BMG, Bradesco, BV Financeira, Caixa Econômica Federal, Cifra, Itaú, Santander e Panamericano.
SERVIÇO
Os consumidores interessados em negociar dívidas devem acessar o site www.consumidor.gov.br em qualquer computador para formalizar a reclamação de forma rápida e prática, sem a necessidade de comparecer à sede do DECON.
Para isso, é preciso informar CPF, telefone, renda atualizada, as dívidas que possui com a instituição e o valor disponível para dar entrada na negociação da dívida. A empresa reclamada tem um prazo de 10 dias para responder o consumidor.
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