A Pesquisa Brasileira de Mídia, realizada pelo Ibope, rastreia anualmente os hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. No que diz respeito à credibilidade dos diferentes meios, a internet fica por último. Apenas 5% da população confia sempre em propagandas veiculadas em sites, com 20% tendo respondido que confiam muitas vezes; enquanto isso, com relação às propagandas em jornais impressos, 14% confiam sempre e 34% confiam muitas vezes.
No Ceará, a diferença na confiança entre esses dois meios é ainda maior: enquanto 3% confiam sempre em anúncios de sites da internet, o número correspondente aos jornais impressos é 13%.
A pesquisa revela, ainda, dados relevantes para quem tem um público específico e deve escolher a plataforma a ser usada para atingir esse público: os resultados mostram que, à medida que sobem a escolaridade e a renda dos entrevistados, sobe também o consumo de jornais e revistas.
Enquanto 15% dos leitores com ensino superior leem jornal todos os dias, naqueles com até a 4ª série esse número cai para 4%.
Neste ano, a pesquisa mostra que, apesar do brasileiro já gastar cinco horas por dia conectado à internet, a televisão continua sendo o meio predominante, com 95% dos entrevistados tendo respondido que têm costume de ver TV.
A quantidade de pessoas que ouve rádio todos os dias aumentou de 21% para 30% de 2014 para 2015. Além disso, continua sendo o segundo meio de comunicação mais usado, com 55% tendo respondido que têm costume de ouvir rádio. (AC)
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