RSSYoutubeTwitter Facebook
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


Notícias

15/02/2017 

Sindicato reúne empregados da Caixa, debate e tira dúvidas sobre o PDVE



Na última segunda-feira, 13, empregados da Caixa Econômica Federal atenderam ao chamado do Sindicato dos Bancários do Ceará para debater sobre o Programa de Desligamento Voluntário Extraordinário (PDVE). Dirigentes sindicais e a assessoria jurídica do Sindicato discutiram pontos importantes, como por exemplo, a cláusula do termo de adesão que dá quitação ao contrato de trabalho e impede futuras reclamações trabalhistas.

Para o assessor jurídico do Sindicato, Anatole Nogueira, essa cláusula só traria perdas aos trabalhadores. Várias dúvidas foram levantadas e feitos esclarecimentos, inclusive como funcionam as CCVs e como a Caixa fará a manutenção do Saúde Caixa, aos que aderirem ao PDVE.

Conquista da luta

Como resultado da luta dos trabalhadores da Caixa contra o PDVE e em defesa dos bancos públicos, no dia 14, o movimento alcançou resultado importantíssimo. Quando pressionada pela Contraf-CUT, pela Comissão Executiva dos Empregados da Caixa e Sindicatos do Brasil, a Caixa recuou e fez a exclusão do Parágrafo Primeiro da Cláusula Terceira, que dava quitação total do contrato de trabalho, impedindo a reclamação de direitos trabalhistas. Inclusive, a participação nas CCVs, e a indenização os trabalhadores da ativa sobre o direito das 7ª e 8ª horas e para os aposentados, sobre o direito ao vale-alimentação vitalício e o caráter salarial do vale-refeição.

A Comunicação Interna da Caixa também deixou mais claro a previsão do Saúde Caixa, que segue até 31 de dezembro de 2017.

“A nossa pressão, a nossa luta fez a Caixa voltar atrás. É uma grande conquista, resultado da articulação dos representantes dos empregados e de cada bancário. O PDVE é um golpe com o objetivo de desmonte do banco. Nossa luta continua em defesa do emprego e dos bancos públicos”, anuncia Marcos Saraiva, diretor do Sindicato.

Confira aqui algumas perguntas e respostas:

1.   O que é PDVE?

Programa de Desligamento Voluntário Extraordinário é um plano de demissão voluntária criado pela Caixa Econômica Federal, objetivando incentivar o desligamento do empregado. O período de adesão é de 7 a 20/2.

2.    Quem pode aderir?

a) Empregados aposentados até a data do desligamento, sem exigência de tempo mínimo de vínculo com a Caixa; b) empregados que estejam aptos a se aposentarem até 30/06/2017, devendo desligar-se até 08/03/2017 e comprovar aposentadoria até 31/08/2017, sem tempo de vínculo com a Caixa; c) Empregados(não aposentados) com 15 anos de efetivo exercício na CAIXA, no contrato de trabalho vigente, até o desligamento; d)Empregados (não aposentados) que detenham ADICIONAL DE INCORPORAÇÃO/FUNÇÃO DE CONFIANÇA/CARGO EM COMISSÃO/FUNÇÃO GRATIFICADA, sem exigência de tempo mínimo de vínculo com a Caixa.

3. O empregado que está respondendo a Processo de Apuração pode aderir?

Sim, porém o desligamento só se dará se o processo disciplinar for concluído dentro do ano de 2017 e sem a indicação da penalidade de rescisão do contrato de trabalho por justa causa.

4. Quais os incentivos desse programa?

A Caixa oferece 10 (dez) remunerações base do empregado (referência 31/01/2017), a indenização é limitada ao valor de R$ 500 mil.

5. Quais são as regras da manutenção do plano de saúde para aqueles que aderirem?

A Caixa anuncia a previsão do Saúde Caixa, que segue até 31 de dezembro de 2017; a) Aposentados pelo INSS durante a vigência do contrato de trabalho com a CAIXA; b) Empregados admitidos já na condição de aposentados pelo INSS com o mínimo de 120 meses de contribuição para o Saúde Caixa; c) Empregados não aposentados pelo INSS na data do desligamento, mas que venham a se aposentar até 30/06/2017 e que comprovem a aposentadoria pelo INSS até 31/08/2017;

A Caixa prevê a manutenção do plano de saúde por prazo determinado - 24 meses:
d)    Caso os empregados não comprovem a aposentadoria até 31/08/2017;
e)    Os empregados não aposentados:
-      que tenham 15 anos de contrato de trabalho vigente com a Caixa, até a data do desligamento;
-     que recebem adicional de incorporação de função/cargo em comissão/função gratificada até a data de desligamento (sem exigência de tempo mínimo de contrato de trabalho com a Caixa);
-    aposentados que não detenham 120 meses de contribuição para o Saúde Caixa.

6. O empregado que não tem 120 contribuições, mas se aposentou na vigência de seu contrato de trabalho terá direito a manutenção do plano de forma indeterminada, ou determinada a 24 meses?

Aqueles que se aposentaram durante a vigência do contrato de trabalho, mesmo que não tenham 120 contribuições terão o Plano de Saúde de forma indeterminada.

7. Quais são as verbas rescisórias pagas pela CAIXA com a adesão ao PDVE?

Saldo de salário; férias + 1/3, férias proporcionais +1/3, 13º proporcional; APIP, Licença Prêmio (admitidos até 18/03/1997), PAI – Programa de Assistência à Infância; PLR de 2017 proporcional. Não serão pagas ao empregado: a multa de 40% sobre o FGTS e/ou aviso prévio.

8. Quem perdeu a função de forma motivada 950, recebe as mesmas verbas rescisórias?

Quem perdeu a função no último mês – FEV/2017 – MOTIVADA 950 – as verbas rescisórias não terão a mesma base de cálculo do incentivo financeiro, posto que, neste caso não é mantido o asseguramento; logo o último dia de trabalho, que será dentro do mês de FEV, não terá no computo a função gratificada, CTVA, APA, PORTE

9.    O Auxilio Alimentação, o optante ao PDVE permanecerá recebendo?

Em razão de normas internas da Caixa, aqueles empregados que foram admitidos até janeiro/1995, ao se aposentarem e rescindirem o contrato de trabalho manteriam o tíquete alimentação durante sua aposentadoria. Tal direito não é reconhecido administrativamente pela Caixa, sendo suspenso o pagamento do Auxilio Alimentação após a rescisão contratual. Em regra, cabe ao aposentado buscar por meio de ação judicial ou extra judicial (CCV – Comissão de Conciliação Voluntária/Sindicatos) o direito ao Auxilio Alimentação.

10.    Quem aderiu ao PAA - Plano de Apoio a Aposentadoria (2016) poderá reivindicar a troca para o PDVE?

Não. A adesão ao Plano é definitiva e sacramentada na homologação da rescisão contratual.

11.    A Caixa pode obrigar a adesão do PDVE?

Não. Qualquer tipo de coação pode ser discutido e invalidada por meio de Reclamação Trabalhista.

12.  Com a adesão ao PDVE cessarão as contribuições da Caixa para Funcef/INSS?

Sim. Aqui deve haver especial atenção para os empregados que não detém tempo para aposentadoria. Nessa situação, o empregado deverá providenciar as contribuições junto ao INSS, bem como buscar a FUNCEF para verificar seus benefícios. Junto a FUNCEF, os beneficiários do Novo Plano poderão efetuar o auto patrocínio até preencher os requisitos para recebimento dos benefícios do plano.

13.    Incidirá Imposto de Renda sobre a indenização do PDVE?

Não há desconto de IR, INSS, FUNCEF.

14.    Após a adesão do PDVE, o que acontece?

A Caixa providenciará a rescisão do contrato de trabalho, que virá como rescisão a pedido do empregado. A rescisão contratual deverá ser homologada, em regra, no Sindicato da categoria.  Na homologação será efetuada a conferência e verificação das verbas rescisórias, oportunidade que o empregado também terá ciência da discriminação dos valores.

Questões sobre a Funcef:

15. A Caixa não efetuará recolhimento junto a Funcef (INSS) ficando sob responsabilidade exclusiva o pagamento dos valores eventuais da rescisão em relação ao déficit da Funcef, o empregado aposentado que aderir ao PDVE arcará com 100% de futura desistência ou déficit?   (Item 3.2 – CI DSIPES 002/2017 - Recolhimento FUNCEF/INSS pela Caixa)

A referência feita no item é ao recolhimento ao INSS e plano da FUNCEF enquanto o trabalhador que, desligado da Caixa, ainda não tenha se aposentado.

16. Quando se inicia a acumulação do Fundo de Acumulação de Benefícios (FAB)?

Quando o participante for elegível ao Benefício Programado Pleno (48 anos, se mulher; 53 anos, se homem; data de concessão do benefício do INSS, se anterior à idade). – artigo 94, inciso II; artigo 118; artigo 122.

17. Para quem tem o saldamento e Plano Novo, no caso de falecimento, o beneficiário da pensão é o que consta na certidão PIS/Pasep/FTGS?

Beneficiários de pensão: Para participantes do REG/REPLAN, aquele admitido ou que venha a ser admitido pelo órgão oficial de previdência (artigo 8º); Para participantes do Novo Plano, aquele cadastrado como dependentes (artigo 12º)

18. Para adesão ao PDVE a regra do REB (ter 55 anos) também é válida?

Benefício REB: desde que homologada a concessão de benefício pelo órgão oficial de previdência, o benefício do REB pode ser concedido a partir dos 45 anos de idade (artigo 20, parágrafo 3º).

Caso ainda haja dúvidas é possível entrar em contato com o Departamento Jurídico do Sindicato pelo telefone (85) 3252 4266 ou envie e-mail para juridico@bancariosce.org.br

Fonte: SEEB/CE com informações da Apcef/SP
Última atualização: 19/02/2017 às 19:30:50
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
 

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO CEARÁ
  

 

Android cihazlariniz icin hileli apk indir adresi artik aktif bir sekilde hizmet içerir.
seks sohbet yapabileceginiz birbirinden guzel bayanlar telefonun ucunda sizleri yorumu. Üstün hd seks porno videolari itibaren bulunmakta.
Kayitli olmayan kileriler bilinmeyennumara.me isim soy isim sekilde sms ile bilgilendir.
Profesyonel ekip davul zurna istanbul arayan kisilerin kesinlikle kiralama yapabilecegi en guzel sitesi. Programsiz ve basit mp3 müzik programı sizler icin sitemizde bulunmaktadir.

Rua 24 de Maio 1289 - Centro - Fortaleza - Ceará CEP 60020-001 (85) 3252 4266/3226
9194 - bancariosce@bancariosce.org.br

 

porn izle - sohbet telefon - sohbet hatti - porno - porno film
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
  www.igenio.com.br