Os empregados da Caixa Econômica Federal decidiram, em assembléia realizada na tarde de quinta-feira, 15/10, na sede do Sindicato, manter a greve no Ceará. Os bancários estão indignados com a direção do banco, devido a NR 16 publicada ontem. Nessa NR, a Caixa vem informando que estava retirando a sua proposta feita aos bancários, na mesa de negociação. Seguindo orientação do Comando Nacional, os empregados da Caixa no Ceará mantêm a greve firmes e fortes na expectativa de avançar na proposta.
Avaliação - A expectativa dos empregados é de que os valores pagos em 2009 sejam no mínimo iguais aos da PLR do ano passado, apesar da redução do lucro líquido da Caixa. Os empregados em greve desde o dia 24 de setembro entendem ainda que a distribuição dos valores deveria contemplar melhor os empregados de menores salários.
A proposta foi feita na última rodada de negociação, dia 13/10, mesmo apresentando pequenos avanços nas cláusulas sociais e sindicais, é ainda insuficiente.
Itens importantes da pauta de reivindicações dos bancários da Caixa, como isonomia e uma valorização salarial, que poderia ser feita por meio de concessão de Delta, não foram atendidos. Além disso, a contratação de três mil novos empregados é positiva, mas não resolverá o problema crônico de excesso de trabalho a que estão submetidos hoje os funcionários. |