RSSYoutubeTwitter Facebook
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


Notícias

02/05/2020 

“Fora, Bolsonaro” dominou o 1º de Maio Solidário, pela democracia e pelos direitos

Milhões de trabalhadores e trabalhadoras em todo o Brasil provaram que um mundo novo é possível, mostrando união, mobilização e luta mesmo em tempo de pandemia e isolamento social. Se lá fora, o risco de ser uma vítima do novo coronavírus é grande, aqui, nas redes sociais, o espírito de resistência ultrapassa os limites dos desafios de se manter mobilizados contra o avanço da pandemia e, principalmente, contra os impactos, agravados pela falta de sensibilidade, responsabilidade e humanidade do governo de Jair Bolsonaro.

É o que ficou comprovado com o “Fora, Bolsonaro” , palavra de ordem mais ouvida ao longo das mais de quatro horas de transmissão ao vivo neste 1° de Maio Solidário – Saúde, emprego e renda – em defesa da democracia – Um novo mundo é possível, promovido pela CUT e demais centrais sindicais (CGTB, CSB, CTB, Força Sindical, Intersindicial, NCST, A Pública e UGT), em conjunto com os movimentos sociais, representados pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. A pauta de defesa da saúde, do emprego e renda, e da democracia foi divulgada para todo o mundo.

O presidente da CUT, Sérgio Nobre, ressaltou em sua fala a resistência dos  trabalhadores e trabalhadoras frente ao maior inimigos dos trabalhadores no Brasil, o presidente  Jair Bolsonaro, o que mais tirou direitos da classe trabalhadora em toda a história do Brasil.

“O ‘fora, Bolsonaro’ precisa ser mais do que uma palavra de ordem para nós. Bolsonaro precisa sair porque o povo não merece viver a situação que está vivendo. Merece retomar o caminho do crescimento econômico caminho da geração de emprego das políticas sociais da tranquilidade social da igualdade e da melhoria dos serviços públicos e isso virá com a luta. Só na luta na pressão popular vamos afastar Bolsonaro e construir o país que queremos”, afirmou o sindicalista.

    "Bolsonaro não tem condições de governar o Brasil, nem estatura para ser presidente. Faria um bem enorme a ele próprio e ao povo brasileiro se renunciasse e chamasse novas eleições, mas ele não vai fazer isso porque isso seria um ato de grandeza, e ele não tem"
    - Sérgio Nobre

Outras lideranças reforçaram o #foraBolsonaro, presidente que, além de retirar direitos dos trabalhadores e expor o país inteiro aos riscos de uma doença que já matou mais de 6 mil brasileiros, nada faz para levar o país rumo ao desenvolvimento social com geração de emprego e renda, além de envergonhar a todos com suas falas grosseiras.

Para a ex-presidenta Dilma Rousseff, Bolsonaro é um líder político que não se envergonha de promover a desordem, a destruição da ordem democrática e não está preocupado em salvar vidas humanas.

“Em vez de proteger os trabalhadores e os mais numeráveis o presidente da república os entrega à própria sorte. O governo tem dinheiro para ajudar os bancos, mas nega apoio aos trabalhadores que estão perdendo condições de vida para se sustentar”, disse a ex-presidenta.

    Temos que mostrar a ele que o povo brasileiro vai impor sua vontade, retomar o caminho da justiça social e do desenvolvimento do país. Por isso, não nos resta outro caminho a não ser gritar fora Bolsonaro
    - Dilma Rousseff

A luta nunca acaba

Um dos momentos mais aguardados do programa foi a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E, como sempre, Lula não decepcionou a classe trabalhadora. Ele prestou solidariedade aos familiares de vítimas do coronavírus e “a todos aqueles que estão lutando para salvar vidas contra um vírus desconhecido”.

Para o ex-presidente, estamos vivendo um momento de aprendizado sobre a nossa própria existência, o que nos leva a refletir sobre o mundo que queremos.

    O que nós esperamos é que o mundo que virá depois do coronavírus seja uma comunidade universal entre o homem e a mulher em harmonia, que a natureza seja o centro de tudo e que a economia e a tecnologia estejam a serviço deles, e não o contrário como aconteceu até hoje.
    - Lula



Otimista e confiante na força dos brasileiros, Lula mandou uma mensagem de esperança a todos e todas: “Como brasileiro tenho certeza que sairemos dessa tragédia para um Brasil melhor. Agora, em plena tempestade, os brasileiros revelam que são generosos, tolerantes, solidários e é com esse espírito, essa alegria, essa criatividade que estamos todos vamos sair das trevas e fazer chegar o mais depressa possível o amanhecer da justiça social, da liberdade e da igualdade”

Em sua participação, o ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, afirmou que 2020 é mais um ano difícil para a classe trabalhadora. “É o quarto ano consecutivo de ataques aos direitos, com Temer e Bolsonaro. Eles atacaram todas as conquistas históricas, desde 1920”.

Para Haddad, a tarefa é resistir mais uma vez, combater o neoliberalismo, eleger representantes de trabalhadores nas próximas eleições e cobrar deles o necessário para voltar a ter direitos.

#euficoemcasa

A ‘live’ do 1º de Maio da CUT e demais centrais foi recheada com depoimentos emocionados de internautas e artistas que contaram porque e por quem ficam em casa. Os atores Rodrigo Santoro, Cauã Reymond, Renato Aragão, o Didi, dos Trapalhões e Lilia Cabral foram algumas das personalidades a pedir para que os brasileiros fiquem em casa durante a pandemia.

Trabalhadores também deram depoimentos, dizendo o que esperam nesse momento difícil em que o contato social ou os obriga a ficar em casa e distantes fisicamente de pessoas queridas ou a continuar trabalhando nos serviços essenciais para que outras pessoas possam ficar no isolamento.

Solidariedade e esperança

A celebração do 1° de Maio on-line chamou atenção pela forma inédita de realização. Este ano contou com uma “vaquinha” on-line para angariar fundos que serão revertidos às pessoas mais necessitadas, justamente aquelas que perderam o emprego, estão sem renda, ou tiveram salários reduzidos por conta da pandemia e passaram a enfrentar maiores dificuldades financeiras.

As contas não param de chegar e a maior parte delas não têm redução de valor, como os salários dos trabalhadores, que Bolsonaro autorizaou a reduzir sob o pretexto de que isso ajuda as empresas a manter os empregos no período da pandemia.

O ‘bloco’ chamado de “Solidariedade e esperança” mostrou um vídeo produzido na Alemanha, país que apesar de ser de ‘primeiro-mundo’ também enfrenta as dificuldades impostas por esta nova realidade. Lá, movimentos de arrecadação têm sido constantes e há distribuição de mantimentos entre vizinhos, para que ninguém fique desamparado.

Uma moradora de um bairro da capital Berlin diz, em tom de esperança: “sobrevivemos à guerra e vamos sobreviver a essa pandemia, com solidariedade”.

A solidariedade e luta parta proteger quem está trabalhando e sofrendo também foram ressaltadas na fala do governador do Maranhão, Flavio Dino (PCdoB). Ele considerou o 1° de Maio de 2020 “um dia especial de união, solidariedade e luta para proteger quem está sofrendo”.

Até mesmo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), elogiou a realização do 1° de Maio Solidário: “a comemoração é simbólica e expressa a solidariedade. Este ano temos uma situação nova, que é a pandemia e o medo do desemprego por isso precisamos nos juntar para construir um futuro a partir das condições que temos no presente”.

Calor humano virtual

As tradicionais palavras de ordem de palanques de 1° de Maio abriram espaço para mensagens de carinho, de afeto e de preocupação com a vida.

A cantora Zélia Duncan começou sua participação cantando ao violão seu primeiro sucesso, lá de 1994, “Nos lençóis desse reggae”. Logo após a vibração positiva da cantora veio com a frase “A vida vale mais do que qualquer outra coisa. Nenhuma empresa vale mais do que a sua vida”, disse Zélia

A atriz Elisa Lucinda também deu seu recado emocionado: “Não tem Brasil sem trabalhador. Economia é suor e esforço do trabalhador. Nada funciona sem as mãos do trabalhador. Portanto , gratidão para quem não pode cumprir o isolamento, para manter o essencial para nós”.

A live do 1° de Maio teve atrações internacionais também. O ato e ativista norte-americano Dany Glover, conhecido por filmes como Máquina Mortífera e O Dia Depois de Amanhã.

O ator saudou os trabalhadores do Brasil e de todo mundo, em especial aqueles que estão nas linhas de frente de combate ao coronavírus e afirmou ser necessário começar a construir o futuro, o que de acordo com ele, significa mudar o sistema baseado no lucro e criar um sistema que se importe com a pobreza e com as pessoas mais pobres, “como foi construído sob a administração de Lula da Silva e sob a administração de Dilma”, lembrou o ator.

Outra atração internacional que causou grande expectativa nas redes sociais, foi a participação do ex-baixista do Pink Floyd Roger Waters. Também ativista, o músico afirmou estar feliz por participar da celebração do 1° de Maio.

“Sei que isso é uma grande celebração dos movimentos dos trabalhadores no Brasil e meu coração está com vocês de qualquer forma. Esses são tempos conturbados, então fiquem em segurança”. Em seguida, cantou a emblemática canção “We Shall Overcome” (Nós vamos superar).

Música

Desde os primeiros momentos, diversos artistas trouxeram suas mensagens emprestando suas vozes e talento para levar mensagens de esperança, luta e consciência de classe a todos os trabalhadores.

Odair José, Aíla, Preta Rara, Dead Fish, o grupo Mistura Fina, Zeca Pagodinho, além de outros, deram o tom musical da live.

Leci Brandão apareceu na tela dizendo “Deus ilumine cada trabalhador e trabalhadora desse Brasil” e logo vieram os primeiros versos de Canção Da América de Milton Nascimento, apenas com sua voz e a bela melodia no violão.

Logo após a participação, foi feita uma breve homenagem à cantora Beth Carvalho, que faleceu exatamente há um ano.

Leci Brandão e Beth Carvalho, dois dos maiores nomes da música brasileira sempre estiveram à frente na luta pela consciência de classe. Sempre participaram das celebrações do 1° de Maio da CUT e centrais sindicais.

“Defender o SUS é defender a Vida”

Uma das pautas levadas ao 1° de Maio em 2020 foi a defesa da saúde pública. A pandemia do coronavírus provou a toda a sociedade que a presença do Estado é fundamental para a sobrevivência e a saúde pública é essencial para o Brasil.

Cerca de 75% dos brasileiros têm no Sistema Único de Saúde (SUS) o único meio de atendimento à saúde.  Somente em 2019, foram mais de 4,1 bilhões de tratamentos ambulatoriais, 1,4 bilhão de consultas médicas ao ano, 11,5 milhões de internações e mais de 27 mil transplantes realizados.

Por isso, para a CUT, centrais sindicais e movimentos sociais, é fundamental a defesa do SUS, que vem sofrendo desmonte desde o golpe de 2016. Neste ano, com a pandemia, o risco de sobrecarga no SUS é iminente. De acordo com as autoridades de saúde, não há leitos suficientes para atender à demanda de casos do coronavírus, por isso, o isolamento social se representa um fator importante para que se possa conter o avanço do coronavírus.

A jornalista e ex-candidata à vice-presidente chapa de Fernando Haddad, Manuela D´Ávilla, em sua mensagem, afirmou que o momento de pandemia deixa clara a necessidade de reconstrução da proteção social.

“O momento faz com que cada vez mais as pessoas se conectem com o sonho de um país em que o Estado garanta direitos e que o povo seja atendido com dignidade. E que que dê condições dignas de trabalho para os trabalhadores da saúde”, afirmou.

Mara Manuela, é fundamental exigir “testagem em massa” para esses trabalhadores e equipamentos de proteção individual (EPI´s) e, ao mesmo tempo, exigir que o isolamento social seja garantido como direito da população. “Não podemos mais perder homes e mulheres para o coronavírus”, disse.

O bloco especial da transmissão, dedicado à defesa do SUS e da saúde pública, teve dirigentes sindicais, artistas e lideranças políticas e de movimentos sociais trazendo à tona o descaso do governo de Jair Bolsonaro com o setor, e fazendo homenagens àqueles que estão na linha de frente do combate à pandemia, cuidando das pessoas em postos de saúde, unidades de pronto antedimento e hospitais. São auxiliares de enfermagem, enfermeiros e e enfermeiras, médicos e médicas e todos aqueles que, heroicamente, cuidam e ajudam a salvar vidas.

Um dos pontos mais emocionantes da live do 1° de Maio foi a exibição de um vídeo produzido pelo Sindicato dos Trabalhadores Públicos na Saúde do Estado de SãoPaulo (SindSaúde-SP) que mostra profissionais em hospitais aplaudindo pessoas que foram curadas após terem enfrentado as dores e o sofrimento da Covid-19, nas UTI´s de hospitais.
 
A transmissão

Uma grande rede de comunicação foi formada em todo o Brasil para transmitir a live do Dia dos Trabalhadores. Envolveu o Portal da CUT, bem como das redes sociais das estaduais da central, além dos canais de comunicação das entidades filiadas e outras centrais e de movimentos populares.

Fonte: CUT Nacional
Última atualização: 02/05/2020 às 21:13:49
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
 

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO CEARÁ
  

 

Android cihazlariniz icin hileli apk indir adresi artik aktif bir sekilde hizmet içerir.
seks sohbet yapabileceginiz birbirinden guzel bayanlar telefonun ucunda sizleri yorumu. Üstün hd seks porno videolari itibaren bulunmakta.
Kayitli olmayan kileriler bilinmeyennumara.me isim soy isim sekilde sms ile bilgilendir.
Profesyonel ekip davul zurna istanbul arayan kisilerin kesinlikle kiralama yapabilecegi en guzel sitesi. Programsiz ve basit mp3 müzik programı sizler icin sitemizde bulunmaktadir.

Rua 24 de Maio 1289 - Centro - Fortaleza - Ceará CEP 60020-001 (85) 3252 4266/3226
9194 - bancariosce@bancariosce.org.br

 

porn izle - sohbet telefon - sohbet hatti - porno - porno film
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
  www.igenio.com.br