É de praxe referir-se ao cearense como um povo "gaiato", que gosta de fazer piada com tudo. Essa vocação traduziu-se no título atribuído ao Estado como "terra do humor". Se aqui se faz rir com muita facilidade, nada melhor do que investir na formação de novos nomes da comédia local. É o que vem fazendo o projeto "Terça de Graça", que retomou às atividades na última terça-feira (15) no palco do Centro Urbano de Cultura e Arte (Cuca) da Barra do Ceará.
Além de atrair, em apresentações gratuitas, nomes consagrados da "fuleragem" local, o projeto tem funcionado como um celeiro de jovens talentos, lapidados através de oficinas realizadas durante as temporadas de apresentações.
Outro objetivo vislumbrado pelo projeto é a formação de plateias. "O humor cearense é caracterizado atualmente como um produto de exportação, para turistas. Não que haja algo de errado nisso, mas criou um abismo entre o grande o público e espetáculos de qualidade. Queremos mostrar outras opções", argumenta Bené Barbosa, idealizador da iniciativa. O ator comediante é reconhecido por encarnar o ébrio personagem "Papudim", criação dele.
Seja em espetáculo de "Stand Up Comedy" (formato que vem se destacando nos principais palcos nacionais), com personagens travestidos - típico dos artistas cearenses - ou mesmo de "cara limpa", para Bené Barbosa o importante é fazer o público rir.
"Criou-se no Ceará a ideia de que teatro e humor não combinam. Nós não acreditamos nisso. Queremos dar ao público cearense de baixa renda acesso a opções de riso, juntando em um espetáculo todas as linguagens do humor local", assevera o comediante.
As oficinas realizadas pelo projeto de Bené Barbosa acontecem nas quartas, quintas e sextas-feiras - das 14h às 17h -, no Theatro José de Alencar.
Com inscrições também gratuitas, serão ofertadas aos interessados vagas para cursos em criação de personagem, roteiro para espetáculo, direção cênica e figurino.
Tendências
"Muitas pessoas entram na comédia achando que isso dá dinheiro. Novamente, não há nada nisso, mas as coisas não são bem assim. Boa parte dessas pessoas chegam no mercado despreparadas e encerram suas carreiras muito cedo", diz Bené Barbosa.
O exemplos são aos montes e acontecem com tanta frequência que o artista até separou os casos em duas categorias. Segundo Bené, há o "personagem casca", em que um comediante se veste de qualquer forma, mas continua andando, falando e agindo da mesma maneira.
Outro exemplo é o "personagem sombra", em que as piadas contadas pelo artistas são uma coletânea de textos produzidos por outros comediantes. "O trabalho dessas pessoas acabam sem ter DNA", diz Bené.
Mesmo focando na formação de novos nomes para o cenário da comédia cearense, Bené demonstra preocupação quanto ao futuro do mercado no Estado. "O que vai ser do humor cearense quando as pessoas que estão atualmente na ativa decidirem não mais se apresentarem? Há anos dizemos que somos os melhores do Brasil, mas não há nenhuma ação institucional ou da própria classe artística para garantir a duração disso nos próximos anos", alerta o ator.
Shows
Realizado desde 2011, esta é a quarta temporada do projeto Terça de Graça. No dois primeiros, quase 40 mil pessoas frequentaram os espetáculo apresentados nos palcos do Theatro José de Alencar, em Fortaleza. "Houve dias em que precisamos realizar mais uma apresentação porque o público acumulava do lado de fora e pedia para entrar", lembra Bené Brabosa. Já em 2013, a temporada do projeto foi realizada em Sobral, atraindo cerca de duas mil pessoas em 12 noites.
A temporada de 2014 foi aberta com o espetáculo "Loucuras de Amor", da Cia Cearense de Molecagem. A montagem conta a história de uma depiladora que a rodoviária buscando embarcar para sua terra natal e deixar para trás um relacionamento de 15 anos. Entretanto, o seu ex-namorado mototaxista tenta de todas as maneiras reconquistar o amor da personagem.
Hoje, (22) quem sobe ao palco do Cuca Barra é Ery Soares, comediante que dá voz ao malando Tizil, do programa As Garras da Patrulha, transmitido pela Tv Diário.
Mais informações:
Terças de Graça, no Cuca Barra. Toda terças-feiras, às 19h. Entrada gratuita. Programação no site www.tercadegraca.com.br.
Contato: (85) 3237.4488
|