RSSYoutubeTwitter Facebook
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


Notícias

26/05/2011 

CUT, centrais e aposentados debatem "Brasil sem Miséria" com o governo

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, apresentou, no dia 25/5, o plano "Brasil sem Miséria" a representantes da CUT e demais centrais sindicais e de sindicatos de aposentados, no Palácio do Planalto, em Brasília. Ela deixou claro que o plano é uma obra que está sendo construída com contribuições do movimento sindical e social e que, mesmo após o lançamento, no dia 2 de junho, vai continuar recebendo sugestões e sendo aprimorado.

"É muito importante receber contribuições do movimento sindical para que essa ação extraordinária, que é erradicar a extrema pobreza do país em quatro anos, possa ser alcançada", disse Campello.

A ministra fez um breve resumo das políticas públicas e decisões de governo que, nos últimos oito anos contribuíram decisivamente para tirar brasileiros da linha da pobreza e afirmou que, "mesmo assim, ainda temos 16,2 milhões de pessoas vivendo em situação de extrema pobreza".

"Crescimento econômico gerou mais emprego e renda e decisões políticas como a valorização do salário mínimo, a ampliação e a consolidação dos programas de transferência de renda e a expansão do crédito tiraram milhares de pessoas da linha de pobreza. Nossa meta agora é acabar com a extrema pobreza", destacou.

Segundo a ministra, o governo decidiu que a renda mensal que define a linha da extrema miséria é de até R$ 70 por pessoa da família. Esse valor é superior a linha adotada nos Objetivos do Milênio/PNUD, que é de US$ 1,25.

O público alvo do plano é formado por 16,2 milhões de pessoas. Deste total, 59% vivem no nordeste e 17% no norte do país. A maioria vive na área rural (52% e 56%, respectivamente).

Os sindicalistas elogiaram o plano, especialmente porque o programa foca a extrema pobreza, mas não deixa de lado questões relacionadas à emancipação futura e saúde, entre outras.

"Combater a miséria não é só combater a fome, tem também outras questões importantes como saneamento básico e isto está muito bem colocado no plano", disse Quintino Severo, secretário-geral da CUT.

Segundo Quintino, o movimento sindical deve se mobilizar e se organizar para dar suporte ao programa, como a CUT fez durante a implementação do Fome Zero. "Para a CUT, é preciso que o plano não fique apenas na assistência, mas contribua para a emancipação das pessoas. Além disso, é fundamental, para o sucesso do plano, que o movimento sindical ajude com fiscalização e controle para o programa chegar até as pessoas que realmente precisam".

A secretária de Comunicação da CUT, Rosane Bertotti levantou questões que a ministra considerou muito importantes, como por exemplo, a articulação do plano com as demais políticas de governo e itens relacionados à agricultura familiar.

"O direito e o acesso à terra são fundamentais para um programa como esse dar certo. Isso sem contar o acesso aos serviços públicos para quem vive no campo, nas regiões ribeirinhas", disse.

O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, destacou o diálogo com o movimento sindical e afirmou que é muito importante para o governo ouvir os representantes dos trabalhadores.

Carvalho citou as várias reuniões já realizadas para discutir temas de interesse dos trabalhadores e do governo, lembrou que além do debate sobre o plano de combate à miséria, nesta quarta-feira ainda tem um encontro com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para discutir a desoneração da folha; e que, amanhã, às 10h, haverá mais um encontro com sindicalistas, desta vez no Ministério da Previdência Social, para iniciar o debate sobre valorização dos aposentados.

"O desejo da presidenta Dilma (Rousseff) de realizar um governo democrático, forte e participativo vai se realizando", concluiu Carvalho.
Última atualização: 26/05/2011 às 08:59:00
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
 

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO CEARÁ
  

 

Android cihazlariniz icin hileli apk indir adresi artik aktif bir sekilde hizmet içerir.
seks sohbet yapabileceginiz birbirinden guzel bayanlar telefonun ucunda sizleri yorumu. Üstün hd seks porno videolari itibaren bulunmakta.
Kayitli olmayan kileriler bilinmeyennumara.me isim soy isim sekilde sms ile bilgilendir.
Profesyonel ekip davul zurna istanbul arayan kisilerin kesinlikle kiralama yapabilecegi en guzel sitesi. Programsiz ve basit mp3 müzik programı sizler icin sitemizde bulunmaktadir.

Rua 24 de Maio 1289 - Centro - Fortaleza - Ceará CEP 60020-001 (85) 3252 4266/3226
9194 - bancariosce@bancariosce.org.br

 

porn izle - sohbet telefon - sohbet hatti - porno - porno film
Copyright © 2026. Todos os direitos reservados.
  www.igenio.com.br