Começa a entrevista. O ator quer divulgar sua peça, o repórter, por outro lado, quer extrair aspas bombásticas do artista. “Como você tem rebatido as críticas a sua atuação?” o ator não sabe de que críticas o repórter está falando. “Você não sabe? Então você se considera acima de críticas?”. E, assim, a cena segue com o repórter tentando conseguir aspas sobre apologia à maconha e reclamações sobre o PT.
O vídeo “A Entrevista” foi visto mais um milhão e meio de vezes e é um dos mais de 90 vídeos postados, até agora, no canal online Porta dos Fundos. Lançado há seis meses, o canal de comédia – que já virou empresa – é sucesso de visualizações no Youtube, já tem mais de 1 milhão de usuários inscritos para receber os vídeos.
No elenco, o ator de A Grande Família, Fábio Porchat. Junto dele, outros quatro sócios: Ian SBF, do site Anões em Chamas; Gregório Duvivier, ator de stand-up; João Vicente de Castro, roteirista de TV; o criador do site Kibe Loco, Antônio Tabet, além de vários atores convidados. A ideia do Porta dos Fundos surgiu a partir de uma série-sátira “CSI: Nova Iguaçu”, lançada no Kibe Loco.
Além de acumular mais de 120 milhões views, o coletivo humorístico também é sucesso de crítica: foi o primeiro canal on-line a vencer o prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), concorrendo na categoria de TV, como programa de comédia. A fórmula do sucesso é: vídeos de curta duração com assuntos do dia-a-dia construídos de modo hilariante e, muitas vezes, surreais.
Empresa
O sucesso do Porta dos Fundos também tem rendido retorno econômico aos humoristas. Tudo começou após o vídeo ironizando o atendimento do restaurante Spoleto. Surpreendendo, a franquia de restaurantes não processou o coletivo, pelo contrário, o viral acabou sendo utilizado pela rede de fast food como case publicitário. A partir daí, a parceria se firmou e o grupo produziu outros vídeos com o tema “Spoleto” e, apesar do dinheiro investido pela marca, o grupo continuou satirizando sem “rabo preso”, mantendo o humor crítico.
Hoje, Fábio Porchat e sua turma são procurados por outras empresas interessadas, como a marca de chocolate Bis, e já fecharam contrato para produzir vídeos para uma montadora de automóveis, além de outras negociações em andamento.
Futuro
Após evitar investidas de canais de TV, como Globo, Multishow e Comedy Central, a trupe ratifica que mudança para a plataforma televisiva não faz parte dos planos. Entretanto, um longa metragem do coletivo já está sendo preparado. O roteiro do filme está sendo finalizado e fala sobre um grupo de amigos que precisa se encontrar. Segundo Antonio Pedro Tabet, as gravações estão previstas para março e a estreia para o segundo semestre de 2013.
Outro objetivo do grupo de humoristas é ter uma plataforma própria de vídeos e, assim, não precisar dividir os lucros gerados pela audiência com o Google, empresa dona do YouTube, assim como ocorre em sites americanos, a exemplo do College Humor e Funny or Die.
Fortaleza e o Porta dos Fundos
Durante uma assembleia geral de presos, Negalê, uniformizado com a camisa do Fortaleza, sofre bullying por parte dos colegas de cela. O personagem tricolor, interpretado por Porchat, tem algumas sugestão para o fim dos “mal tratos” que vem recebendo. Ele, que é utilizado como “esconderijo de celular”, não tem suas reinvindicações atendidas. A cena cômica e absurda faz parte do vídeo “Assembleia Geral”, o terceiro vídeo postado no canal. (Acompanhe no link: http://migre.me/dmV1g)
Para Felipe Menezes, da companhia de humor cearense 4&meio, o diferencial do Porta dos Fundos é o humor feito no tempo certo. “Eles têm percepção do time certo. Os vídeos são curtos e as cenas não são cansativas”. Felipe ressalta ainda, como acertos, apostar em cenas do dia-a-dia e a liberdade de poder criar coisas novas em cima de marcas.
O cearense fala também da insistência do grupo de apostar no humor escrachado construído, muitas vezes, em cima de muitos palavrões. Apesar disso, o humorista diz que curte muito o coletivo. “É um humor simples e é bom”.
Quem
ENTENDA A NOTÍCIA
O Porta dos Fundos foi o primeiro canal on-line a vencer o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes, na categoria de TV. O coletivo no entanto não aceitou convites, nem intenção de levar o programa para a TV.
SUCESSO VIRTUAL
Campeão de audiência
Em seis meses de trabalho, os programas postados no canal on-line já acumulam mais de 120 milhões de visualizações e são esperados ansiosamente pelos internautas
O BOM HUMOR
Coletivo acerta no time
O coletivo de atores responsável pelo Porta dos Fundos aposta em vídeos curtos, com temas cotidianos , escracho, tiradas oportunas e palavrões
Saiba mais
Os vídeos são postados todas as segundas e quintas-feiras às 11h da manhã. E, toda primeira segunda-feira do mês, é lançado um programa mais longo.
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