De hoje até a próxima sexta-feira (18), cinco artistas brasileiros vão ter suas histórias contadas na série Iconoclássicos. Produzidos pelo Itaú Cultural, os documentários abordam a vida e a obra de personagens que trazem em comum o caráter marginal e inquieto de seus trabalhos.
A estreia acontece hoje com Daquele Instante em Diante, dirigido por Rogério Velloso, sobre o músico Itamar Assumpção (1949 - 2003). Junto com Arrigo Barnabé, Rumo e Premeditando o Breque, Itamar foi um dos cabeças do movimento Vanguarda Paulistana. Na terça (15), Ex isto, de Cao Guimarães, é uma livre adaptação cinematográfica do livro Catatau, do escritor Paulo Leminski (1944 - 1989).
Na quarta (16), Assim É, Se Lhe Parece, de Carla Gallo, fala sobre o aspecto iconoclasta e criador do artista plástico Nelson Leirner. Crítico e polêmico, o pintor, desenhista e cenógrafo paulistano costuma usar a arte para provocar o público a questionar o mundo, mesmo que isso cause estranhamento.
Na quinta (17), Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz, de Joel Pizzini, é um filme ensaio sobre o cineasta Rogério Sganzerla, que alinhas as presenças de Orson Welles, Noel Rosa, Jimi Hendrix e Oswald de Andrade em sua filmografia. Sganzerla tem em seu currículo filmes como O bandido da luz vermelha, Nem tudo é verdade e Copacabana, mon amour.
O encerramento na sexta (18) é com Evoé! Retrato de um Antropófago, de Tadeu Jungle e Elaine Cesar. O filme é um passeio sobre a história do ator e diretor Zé Celso Martinez Corrêa, do Teatro Oficina. Com imagens históricas, depoimentos e acesso livre ao arquivo do dramaturgo, a obra viaja do sertão baiano até a Grécia, fazendo várias paradas, para desvendar pontos chave da sua trajetória. Com 76 anos de idade, Zé Celso conta mais de 50 dedicados ao teatro.
SERVIÇO
Iconoclássicos
Quando: de 14 a 18 de outubro, às 16h
Onde: Videoteca da Unifor (Av. Washington Soares, 1321 – Água Fria)
Gratuito
Outras info: 3477.3311 / 3477.3196
|