"Mãos que fazem história", do Diário do Nordeste, conquistou o terceiro lugar na categoria Reportagem
A partir das 10h de ontem, dia 17, a comissão da Câmara Brasileira do Livro, realizadora do Prêmio Jabuti, iniciou o processo de apuração que culminaria na lista de primeiros, segundos e terceiros lugares de cada uma das 27 categorias desta 55ª edição. O resultado oficial deve ser anunciado em breve, após auditoria para corrigir eventuais erros na contagem. Contudo, muitos dos finalistas acompanharam os resultados pelos perfis do Twitter de quem estava in loco na apuração e já comemoraram as vitórias. Uma delas foi Socorro Acioli, recém contratada pela editora Companhia das Letras, que anunciou sua vitória no Facebook. "´Ela tem olhos de céu´ ganhou o Jabuti em primeiro lugar! Obrigada Mateus Rios e Eny Maia! Estou muito feliz!".
A escritora venceu na categoria Livro Infantil. "Ela tem olhos de céu" conta a história de Sabastiana, uma menina de Santa Rita do Norte, que - por dom ou maldição - consegue mexer com a natureza. Seguindo o anúncio dos resultados, o Ceará também pode comemorar a conquista das jornalistas Germana Cabral e Cristina Pioner, do Diário do Nordeste, que levaram o terceiro lugar na categoria Reportagem. O livro-reportagem "Mãos que fazem história - A vida e a obra de artesãs cearenses" originou-se da série de reportagens homônima publicada ao longo de 2010 pelo jornal. A equipe percorreu cerca de 11 mil quilômetros, visitando 71 cidades cearenses para traçar um perfil de artesãs atuantes em diferentes tipologias - barro, rendas, linhas, fibras, tecidos, miscelânea, indígena. Lira Neto ficou em terceiro, na categoria Biografia com seu "Getúlio: dos Anos de Formação à Conquista do Poder, 1882-1930".Finalistas
Além de "Mãos que fazem história", "Ela tem olhos de céu" e "Getúlio", outros trabalhos de autores cearenses constaram entre os finalistas. Tino Freitas, cearense radicado em Brasília, foi finalista em Livro Infantil com "Primeira Palavra", da editora Abacatte.
Na categoria Poesia, o cearense Samarone Lima, radicado em Pernambuco, foi indicado em Poesia com "A praça azul e Tempo de vidro".
Tércia Montenegro concorreu em Contos/Crônica com o trabalho "O tempo em estado sólido". Na mesma categoria, a escritora Natércia Pontes estava listada com seu "Copacabana Dreams".
Em Ciências Exatas, Tecnologia e Informática, o professor Antonio Caminha Neto concorreu com sua coleção "Tópicos de Matemática Elementar". A cerimônia de premiação acontece no próximo dia 13 de novembro, quando serão conhecidos os vencedores do livro do ano de ficção e não ficção.
|