
Araguaia
As buscas por ossadas de militantes mortos na Guerrilha do Araguaia, foram retomadas na última semana. No dia 26/6, o grupo de trabalho criado pelo Ministério da Defesa fez um rastreamento em torno do cemitério de Xambioá (TO), mas as escavações só poderão ser feitas após autorização judicial. A procura tinha sido suspensa em outubro de 2009, devido ao início das chuvas. A Guerrilha do Araguaia no início da década de 1970, surgiu para enfrentar a ditadura militar. Muitos foram mortos em combates e até hoje dezenas de participantes do movimento estão desaparecidos.
Gripe Suína
O Brasil tem agora um teste totalmente nacional para diagnosticar a influenza A (H1N1) – gripe suína. De acordo com o Ministério da Saúde, o teste vai custar R$ 45,00, cerca de 50% mais barato do que o teste importado. O kit também reduz pela metade o tempo de análise – passando de oito para quatro horas. Em princípio, o teste vai ser distribuído para seis laboratórios públicos. A meta é produzir 80 mil testes por mês – número suficiente para atender a demanda do País.
Alerta
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma resolução que obriga que as propagandas de alimentos considerados com quantidades elevadas de açúcar, gordura saturada, gordura trans, sódio, e bebidas com baixo teor nutricional, como refrigerantes, venham acompanhadas de mensagens alertando para os riscos à saúde em caso de consumo excessivo. As empresas terão 180 dias para se adequar à resolução. As mensagens publicitárias devem ser acompanhadas de alertas sobre os perigos do consumo excessivo desses nutrientes.
Alerta 2
Um relatório da Anvisa apontou alta presença de agrotóxicos nos alimentos brasileiros. Das 3.130 amostras coletadas pela agência, 29% apresentaram algum tipo de irregularidade. Das 15 de 20 alimentos analisados pela Anvisa foram encontrados ingredientes ativos em processo de reavaliação toxicológica junto à agência, como o endossulfan em pepino e pimentão; acefato em cebola e cenoura; e metamidofós em pimentão, tomate, alface e cebola. Esses ingredientes causam problemas neurológicos, reprodutivos, de desregulação hormonal e até câncer. De acordo com a Anvisa, não se elimina esses ingredientes por lavagem ou fervura dos alimentos.
“O êxito das empresas italianas instaladas no País mostra que investir no Brasil é um bom negócio. O Brasil é uma alternativa sólida e segura contra choques futuros. E tomamos medidas contra a crise, que resultaram em uma economia robustecida"
afirmou o presidente Lula, no encontro Brasil-Itália na Fiesp |