
Igualdade Racial
O presidente Lula sancionou no dia 20/7 o Estatuto da Igualdade Racial e a lei que cria a Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab). Aprovado pelo Congresso no mês passado, após sete anos de tramitação, o estatuto prevê garantias e o estabelecimento de políticas públicas de valorização aos negros. O Estatuto da Igualdade Racial define ainda uma nova ordem de direitos para os brasileiros negros, que somam cerca de 90 milhões de pessoas. O documento possui 65 artigos e objetiva a correção de desigualdades históricas no que se refere às oportunidades e aos direitos dos descendentes de escravos do País.
Violência doméstica
Só no primeiro semestre de 2010, 76 mulheres foram assassinadas no Ceará. Essa autêntica dizimação contra o sexo feminino no Estado teve o recorde em 2009, levando-se em consideração os últimos seis anos, com 136 assassinados, conforme levantamento do jornal Diário do Nordeste. Nos primeiros seis meses de 2010, foram 76 crimes. Caso se mantenha essa realidade sangrenta, o Ceará passará dos 150 casos. Na região do Cariri, cerca de 20 mulheres são mortas todos os anos.
Idosos
Desde o início deste ano, a AMC está criando vagas de estacionamento de uso exclusivo dos idosos. A medida cumpre a Resolução 303 do Contran, que atende ao Estatuto do Idoso e estabelece a obrigatoriedade de se destinar 5% das vagas em estacionamento regulamentado de uso público para uso exclusivo por idosos. A Resolução deveria ter sido colocada em prática no ano passado, mas só neste ano a AMC criou as vagas. Hoje, são 20 espalhadas pelo Centro, José Bonifácio, Meireles, Varjota, Joaquim Távora, Fátima e Monte Castelo e outras 35 devem ser implantadas até agosto.
Células-tronco
A Universidade de São Paulo (USP) está construindo um laboratório para cultivo de células-tronco obtidas a partir de dentes de leite. O projeto é uma iniciativa da Faculdade de Odontologia e da universidade inglesa King's College, que já tem outras cinco parcerias com a universidade paulista para pesquisas. Foi detectada a existência de células-tronco na polpa dos 20 dentes de leite que cada ser humano tem. Essas células poderiam ser usadas para desenvolvimento de novos dentes e até de outros tecidos, como ossos, músculos e nervos. O processo ainda permite a obtenção de células-tronco a um custo menor e sem a necessidade de cirurgia nos doadores.
“A democracia brasileira parece mais justa e representativa com a entrada em vigor do Estatuto da Igualdade Racial. Estamos todos um pouco mais negros, um pouco mais brancos e um pouco mais iguais”
disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o Estatuto da Igualdade Racial.
|