
MESTRE GRACIANO & FAMÍLIA – A exposição Mestre Graciano & Família está em cartaz até 29 de agosto, nas salas 1 e 2 do Memorial da Cultura Cearense (MCC) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema). A mostra reúne obras de um dos mais prestigiados escultores vivos no Ceará e reconhecido como uma das maiores expressões artísticas da região do Cariri, além de peças de duas gerações posteriores de artistas da família, como é o caso de seu filho Francisco Graciano e de seu neto Giovani, de apenas 15 anos.
Em uma das salas, obras clássicas, peças nunca expostas e parte da produção recente de Manoel Graciano, que atualmente se vê obrigado a não mais criar por questões de saúde. Na outra sala, uma espécie de “confronto” com a obra de seus familiares e descendentes, entre esculturas em madeira, em cabaça e pinturas em lona em tamanho grande, uma das novidades da exposição.
Mestre Graciano & Família trabalha ainda a questão da acessibilidade para pessoas com deficiência visual, através de obras que podem ser tocadas e de materiais de cabaça, matéria-prima de algumas das peças. Para pessoas com deficiência auditiva, um vídeo com informações sobre a exposição servirá de conteúdo complementar à visualização das obras.
DE PICASSO A GARY HILL – Com obras de artistas consagrados como Picasso, Henri Matisse, Salvador Dali e Paul Klee, está em cartaz a exposição De Picasso a Gary Hill, no Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A visitação ocorre até 29 de agosto, das 9h às 19h (acesso até 18h30).
A exposição De Picasso a Gary Hill é uma rara oportunidade para o público conhecer trabalhos de artistas referenciais do século XX. A mostra reflete sobre o modernismo, retirando do foco as produções de influência do dadaísmo e os artistas do movimento Pop.
A mostra está dividia em sete grupos sem limites de fronteira e preocupação cronológica. Os artistas são: Pablo Picasso, Henri Matisse, Torres-Garcia, Antonio Saura, Paul Klee, Julio Gonzales, Cristina Iglesias, Aldemir Martins, Marc Chagal, Salvador Dali, Joan Miró, Jean Arp, Antonio Bandeira, Alexander Calder, José Sanleón, Juan Uslé, Arden Quin, Adolph Gottlieb, Alberto Bañuelos, Tony Smith, Cristina Iglesias, Miguel Navarro, Richard Serra e Antoni Tápies, Magdalena Abakanowicz, Christian Boltanski, Allan McCollum, Peter Fischli/ David Weiss, Bruce Nauman, Letícia Parente, Antoni Muntadas, Robert Smithson e Garry Hill.
Para mais informações sobre as duas exposições: 3488 8600.
|