
Amamentação
A amamentação exclusiva até os 6 meses e complementar até os 2 anos poderia salvar a vida de 1,5 milhão de crianças anualmente no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. A estimativa é que apenas 35% das crianças com até 6 meses recebam exclusivamente o leite materno. De acordo com a OMS, aumentar os índices de aleitamento é a chave para melhorar a nutrição de crianças em todo o mundo.
Meio Ambiente
O presidente Lula sancionou projeto de lei que cria a Política Nacional de Resíduos Sólidos (lixo) no País. Com a sanção, o Brasil passa a ter um marco regulatório na área de resíduos sólidos. A lei faz a distinção entre resíduo (lixo que pode ser reaproveitado ou reciclado) e rejeito (o que não é passível de reaproveitamento). O projeto de lei, que tramitou por mais de 20 anos no Congresso até que fosse aprovado, responsabiliza as empresas pelo recolhimento de produtos descartáveis, estabelece a integração de municípios na gestão dos resíduos e responsabiliza toda a sociedade pela geração de lixo.
Inovação na saúde
O primeiro implante de ouvido biônico pelo SUS foi realizado no Ceará pelo Hospital Geral de Fortaleza. O primeiro paciente foi Carlos Samuel, de 3 anos, que passou pelo procedimento dia 30/7. O implante coclear (ouvido biônico) é um equipamento computadorizado colocado dentro da cóclea, na parte interna do ouvido. Ele capta os sons e os transforma em sinal elétrico, que é interpretado no cérebro como estímulo sonoro. O HGF foi credenciado para realizar cirurgias para implante coclear em dezembro do ano passado. A expectativa é de que sejam realizadas 24 cirurgias por ano.
Linha Central
A população de Fortaleza contará agora com uma nova linha de ônibus que trafegará exclusivamente pelo Centro. É a chamada Linha Central. A linha irá operar nos dias úteis (até às 20h) e nos sábados (até às 16h). Só terá acesso aos veículos da linha o usuário que possuir vale transporte eletrônico/avulso ou carteira estudantil com crédito. A tarifa custará R$ 0,40 (inteira) e R$ 0,20 (meia). Os ônibus deverão trafegar pela Rua Castro e Silva, Av. do Imperador, Rua Pedro Pereira, Rua Pinto Madeira, Rua 25 de Março, Rua Costa Barros, Rua São José, Rua Rufino de Alencar, Rua Dr. João Moreira e Rua 24 de Maio.
“Cerca de 40% das mulheres que denunciaram violência se declararam agredidas desde o início da relação; e 57% afirmaram que sofrem violência diariamente. Em 50,3% dos casos, as mulheres disseram correr risco de morte. Essa situação merece mais atenção”
Segundo Nilcéia Freire, secretária de Políticas para as Mulheres, com dados da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180
|