Uma rodada com poucos avanços. Esse foi o reflexo da última negociação realizada entre a Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB/Contraf-CUT) e a Superintendência de Desenvolvimento Humano do Banco, no dia 23/9, no Passaré. O Banco negou a maioria das cláusulas funcionais, tema da negociação, enquanto que a CNFBNB/Contraf-CUT destacou as questões para posterior discussão.
O Banco aceitou apenas as cláusulas referentes à Comissão Paritária da CIN-Pessoal e ao Curso de Formação Bancária, que os representantes do BNB afirmaram já estarem em fase de conclusão.
Quanto à implantação do GT Saúde, proposto na negociação do dia 13/9, o Banco ainda não formalizou os seus representantes. A implantação oficial do grupo de trabalho e apresentação dos nomes das entidades e do Banco que farão parte do GT serão formalizados na próxima reunião, com indicativo para o dia 30/9, pautada para negociar as cláusulas de Benefícios.
O Banco discordou ainda de que algumas das cláusulas apresentadas constassem em acordo coletivo, alegando que poderiam fazer parte do normativo interno, tais como: efetivação de função, concorrência interna, curso de formação bancária, concorrência e transferência e incorporação de função. Outras, os representantes do BNB concordaram em manter como está no acordo atual: data do início das férias, função de risco e gratificação de função. Algumas cláusulas o Banco já diz atender: comissões e diárias a serviço.
A pauta de reivindicações específicas dos funcionários do BNB está disponível no site do Sindicato (www.bancariosce.org.br), no link “Campanha Salarial 2010”.
CONFIRA O RESULTADO DA NEGOCIAÇÃO
CLÁUSULAS FUNCIONAIS
27ª – Isonomia entre funções: Mantida pela CNFBNB/Contraf-CUT para posterior discussão. Banco não concorda.
28ª – Efetivação de função; 29ª – Concorrência Interna e 30ª – Concorrência e transferência: Mantida pela CNFBNB/Contraf-CUT para posterior discussão. Banco não concorda.
31ª – Incorporação de Função: Banco negou. Mantida pela CNFBNB/Contraf-CUT para posterior discussão.
32ª – Comissão Paritária CIN-PESSOAL: Aceita pelo Banco.
33ª – Curso de Formação Bancária: Aceita, como normativo do Banco.
34ª – Data de Início das Férias: Banco mantém como está no Acordo atual.
35ª – Função de Risco: Mantida pela CNFBNB/Contraf-CUT para posterior discussão.
36ª – Ponto Eletrônico: Mantida pela CNFBNB/Contraf-CUT para posterior discussão.
37ª – Gratificação de Função: Banco mantém como está no Acordo atual. Mantida pela CNFBNB/Contraf-CUT para posterior discussão.
38ª – Plano de Funções: Mantida pela CNFBNB/Contraf-CUT para posterior discussão.
39ª – Revisão do PCR: Mantida pela CNFBNB/Contraf-CUT para posterior discussão.
40ª – Comissões: Banco diz já atender a reivindicação. Mantida pela CNFBNB/Contraf-CUT para posterior discussão.
41ª – Diretor Representante: Mantida pela CNFBNB/Contraf-CUT para posterior discussão. Banco não concorda.
42ª – Diárias a serviço: Banco diz já atender a reivindicação. Mantida pela CNFBNB/Contraf-CUT para posterior discussão.
66ª – Perdas Passadas: Mantida pela CNFBNB/Contraf-CUT para posterior discussão.
|