
Farmácia Popular
Fraldas geriátricas e nove novos medicamentos passarão a ser vendidos em farmácias com subsídio do governo. Os remédios são para asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose, glaucoma e hipertensão. Os produtos serão disponibilizados no programa Aqui Tem Farmácia Popular, do Ministério da Saúde.O governo subsidia 90% do valor, e o paciente 10%.
Crack
O governo federal vai investir R$ 4 milhões em pesquisas sobre o crack, uma droga derivada da cocaína que está se transformando em um dos maiores problemas sociais do País. Os estudos deverão contribuir para orientar políticas públicas e promover o desenvolvimento de ações mais eficazes de prevenção e de combate ao crack, além de estimular novas abordagens terapêuticas. Ainda não existem estudos conclusivos a respeito do crack, mas estima-se que o Brasil tenha cerca de um milhão de usuários.
Retrocesso
A intensidade com que assuntos morais figuram na pauta dos candidatos à Presidência da República é um retrocesso, na opinião da imunologista Milena Botelho Pereira Soares, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz. “Questões como aborto não deveriam ter espaço na agenda dos candidatos. A cientista, que investiga meios de utilizar células-tronco da medula óssea ou cardíacas no tratamento de males causados ao coração pela Doença de Chagas, não acredita, no entanto, que a onda de conservadorismo prejudique suas pesquisas.
Sobrepeso na menopausa
Estudo do Hospital das Clínicas da USP, indica que 68% das mulheres chegam na menopausa com sobrepeso ou obesidade. O levantamento mostra ainda que 67% têm problemas relacionados aos sistemas vasomotores – a contração e a dilatação dos vasos sanguíneos. A pesquisa constatou que no primeiro atendimento para tratar a menopausa, as mulheres apresentam geralmente hipertensão arterial (44,94%), diabetes (10,01%), e tabagismo (8,39%). O estudo revela que a média etária de ocorrência da menopausa no Brasil é de 48,1 anos.
“A redução da desigualdade de renda no País foi a principal característica da década (dos anos 2000). A renda dos 10% mais pobres cresceu 72% em termos reais per capita”
afirmou Marcelo Néri, coordenador de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas
|