
CÂNCER DE MAMA
Vários pontos de Fortaleza receberam um tom mais feminino durante o mês de outubro. A estátua de Iracema, a Praça do Ferreira, o Hospital do Câncer, a Praça Portugal e outros receberam iluminação de tom rósea na campanha Outubro Rosa. A campanha desenvolveu até do dia 30 atividades de conscientização sobre o câncer de mama. Este ano, a campanha luta pelo cumprimento da Lei 11.664/2008, que garante às mulheres com mais de 40 anos o direito à mamografia, principal exame necessário para a detecção do tumor ainda em estado inicial.
ENEM
Os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem consultar pela internet os locais onde farão a prova. O endereço é http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova/. Para ter acesso ao módulo de consulta, o estudante precisará informar seu CPF e a senha cadastrada durante a inscrição no Enem. O exame, que será aplicado nos dias 6 e 7 de novembro e teve 4,6 milhões de inscritos.
FICHA LIMPA
Por conta de novo impasse, seis ministros do STF decidiram manter a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que barrou a candidatura de Jader Barbalho (PMDB-PA) ao Senado, quando considerou a Lei da Ficha Limpa constitucional e válida para este ano. O impasse foi resolvido pelo ministro Celso de Mello que sugeriu manter a decisão do TSE. A Ficha Limpa deve voltar ao Supremo futuramente, para a análise de outros casos e poderá ter solução diversa caso o presidente Lula nomeie o novo ministro que seja contrário à legislação.
ANTIBIÓTICOS
A Anvisa publicou dia 28/10, no Diário Oficial da União, as novas regras para a compra de medicamentos antibióticos em farmácias. De acordo com a resolução, os antibióticos deverão ser vendidos sob prescrição médica. O paciente deverá ficar com uma via da receita de controle especial, carimbada pela farmácia, como comprovante do atendimento. A outra via ficará retida no estabelecimento farmacêutico. As farmácias deverão começar a reter a receita a partir de 28/11. A prescrição médica para antibióticos terá dez dias de validade.
“Não podemos descansar enquanto houver brasileiros passando fome, enquanto houver pessoas dormindo nas ruas”
Dilma Rousseff durante primeiro discurso como Presidente eleita.
|