
Otimismo
Pesquisa realizada entre outubro e dezembro de 2010, em 53 países de quatro continentes com 64.203 pessoas, pela Gallup Internacional, aponta que o povo brasileiro é um dos cinco mais otimistas em relação à economia mundial em 2011. Apenas 9% dos 2.002 entrevistados do país disseram que esperam um ano de dificuldades econômicas. No topo da lista está a Nigéria, seguida do Vietnã, de Gana e da China.
Alimentação saudável
Pesquisadores da Austrália constataram que a amamentação ajuda no melhor desempenho escolar na infância, pelo menos em algumas crianças. Os pesquisadores descobriram que a amamentação por seis meses ou mais esteve associada a um melhor desempenho nessas habilidades acadêmicas, mas apenas no caso dos meninos. A principal autora do estudo, Wendy H. Oddy, professora associada de nutrição da University of Western Austrália disse que “os resultados contribuem para a forte evidência de que a amamentação mais longa possível é benéfica para a saúde da criança, mas especialmente para o desenvolvimento cerebral”.
Detectar câncer
A Universidade Nacional de Taiwan criou um aparelho portátil, chamado de VensorNTU, capaz de detectar câncer e infecções virais em apenas 12 minutos. Em um ano de testes, o dispositivo mostrou grande exatidão e sensibilidade na detecção do câncer cervical, de fígado e de pulmão, e de vários tipos de infecções por vírus. “No futuro, este aparelho será tão comum como é hoje o telefone celular”, disse Yang Pan-chyr, decano da Faculdade de Medicina da UNT.
Novo aparelho
Pesquisadores da USP desenvolveram uma nova técnica para medir a pressão interna do crânio. No método tradicional, os médicos perfuram a calota craniana para medir a alteração da pressão com um sensor, o que pode causar infecções pelo contato entre o cérebro e o meio externo. O equipamento da USP é mais barato do que o utilizado hoje: o sensor custa R$ 400,00 e o monitor, R$ 5.000,00. Os pesquisadores esperam que, com o baixo custo, a tecnologia possa ser oferecida no SUS.
“É devido às contribuições dos aposentados que sobrevivem 54% dos municípios brasileiros, estratégicos para impulsionar o desenvolvimento nacional e distribuir renda. Não somos coitadinhos e merecemos mais respeito”
Disse Epitácio Luiz, presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos, sobre o aumento do salário mínimo
|