
Vacina contra gripe
Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, constataram a eficácia de uma vacina contra a gripe que poderia funcionar contra todas as variações do vírus. A equipe centrou seu trabalho nas proteínas do interior do vírus da gripe, que são as mesmas em todos os tipos e não nas da camada externa, que podem sofrer mutações. Os pesquisadores destacaram que uma vacina universal economizaria muito tempo e dinheiro, já que o processo de desenvolver uma vacina contra cada gripe significa, pelo menos, quatro meses de trabalho e um investimento milionário.
Mídias sociais
A influência das mídias sociais no Brasil ainda é insignificante. Essa é a principal conclusão da pesquisa Verdades, Mentiras & Mídias Sociais, divulgada semana passada durante a Social Media Week, fórum de discussão e debates sobres as tendências em mídias sociais, em São Paulo. De acordo com o estudo, a principal função das mídias sociais no Brasil é servir de “caixa de repercussão”. Diferentemente do que acontece nos Estados Unidos, por exemplo, aqui as mídias sociais ainda não pautam as discussões.
Exercícios Físicos
Vinte e cinco por cento dos casos de câncer de mama e de cólon poderiam ser evitados se os pacientes praticassem exercícios físicos por pelo menos 150 minutos por semana, advertem as novas Recomendações Mundiais sobre Atividade Física apresentadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Calcula-se que 31% da população mundial não pratica nenhuma atividade física. A falta de exercício é o quarto maior fator de risco para contrair câncer. O primeiro é a pressão alta, seguido do tabaco e do excesso de glicose no sangue. Últimos dados, de 2008, mostram que 7,6 milhões de pessoas morreram de câncer. Dessas, 3,2 milhões estão relacionadas à ausência de atividade física.
Aids e Hepatite
O Brasil vai fabricar a partir de março o medicamento tenofovir, usado no tratamento da Aids e hepatite. A produção será feita pelo laboratório público da Fundação Ezequiel Dias, do governo de Minas Gerais, nesta semana. Por enquanto, o valor unitário do tenofovir continuará o mesmo (R$ 4,02 por comprimido), a estimativa do governo é de uma economia de R$ 410 milhões até 2015. O tenofovir é utilizado atualmente por 64 mil pacientes com Aids e cerca de 1.500 com hepatite. Eles começarão a receber o medicamento produzido no Brasil no final de março.
“Nada de cortes nos investimentos para satisfazer o sistema financeiro”
disse João Felício, secretário de Relações Internacionais da CUT, durante Fórum Social Mundial, no Senegal
|