
Recorde de doadores
O Brasil registrou um número recorde de doações de órgãos em 2010. Segundo dados do Ministério da Saúde, foram registrados 1.896 doadores contra 1.658 no ano anterior. O número de doadores efetivos cresceu 14% em um ano. Foram realizados 6.422 transplantes desse tipo no Brasil, contra 5.999 em 2009. O Brasil possui dois milhões de doadores cadastrados, atrás apenas dos EUA (cinco milhões de doadores) e da Alemanha (três milhões de doadores). Em 2003, o cadastro brasileiro contava com apenas 49,5 mil voluntários.
Lei do Silêncio
Após ser aprovada em âmbito municipal, mês passado, a restrição ao uso de sons automotivos de alta potência em locais públicos pode se estender a todo o Ceará. A proposta de regulamentação da prática começou a tramitar no Legislativo estadual dia 16/3. O projeto defende a alteração da redação da Lei do Silêncio - de autoria do deputado estadual licenciado Ivo Gomes (PSB) e em vigor desde 2005. A exemplo da lei de Fortaleza, o objetivo é proibir o uso dos paredões de som, independentemente da medição do nível sonoro, em espaços públicos e em privados de livre acesso ao público, como postos de combustíveis e estacionamentos.
Acima da média
O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará, a preços de mercado - quando são adicionados os impostos sem subsídios - cresceu 7,9% em 2010, superando pela terceira vez consecutiva a média nacional, que foi de 7,5%. Em termos de valores, toda a riqueza gerada nos setores da agropecuária, indústria e serviços do Estado, chega a quase R$ 75 bilhões. O PIB estadual teve um acréscimo nominal de R$ 10,2 bilhões em relação a 2009, o segundo melhor resultado dos últimos 10 anos. A previsão de crescimento do PIB do Ceará em 2011 deverá sair em junho. O estudo completo com os dados de 2010 e os obtidos na última década, fazendo uma comparação com o Brasil, estão no site www.ipece.gov.br.
Aumento Real
As negociações salariais com aumento real de salários atingiram, em 2010, a maior proporção em relação ao total desde 1996. Segundo dados divulgados dia 17/3, pelo Dieese, 88,7% de um total de 700 negociações salariais obtiveram reajuste acima do INPC - indicador de inflação calculado pelo IBGE. Em 2009, a proporção havia sido de 78,9%.
“Temos que pensar que quanto mais crescemos, mais equilibrado será nosso crescimento e não o inverso. (...) Também se controla a inflação fazendo o País crescer, aumentando a oferta de bens e serviços. Que o País possa ter oferta de bens e serviços que gerem uma coisa preciosa que é o emprego. Queremos um crescimento constante que se mantenha.”
Presidente Dilma Rousseff, discursando em cerimônia em Uberaba (MG) |