
Novos medicamentos
A lista de itens do Programa Farmácia Popular do Brasil cresceu de 108 para 113. As 547 unidades próprias passaram a oferecer cinco novos medicamentos: losartana potássica (contra hipertensão arterial), loratadina (antialérgico), fluoxetina (antidepressivo), clonazepan (ansiolítico) e alendronato de sódio (osteoporose).
Energia pré-paga
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) quer regulamentar a modalidade de pré-pagamento da conta de energia elétrica, a exemplo da telefonia móvel, no segundo semestre deste ano. O usuário terá a possibilidade de monitorar o consumo em tempo real e será informado, por meio de avisos sonoros e luminosos, quando os créditos estão próximos a se esgotarem. No Ceará, a Coelce informou que existem estudos em andamento, mas como o serviço ainda não foi regulamentado pela Aneel, aguarda posição do órgão.
“A estrutura tributária brasileira é complexa, injusta e regressiva e representa um entrave para o desenvolvimento econômico e social do País. Quem recebe até dois salários mínimos, paga 48% de impostos, e quem ganha mais de 30 salários mínimos, paga 26% de impostos”
disse presidente da CUT, Artur Henrique
Transplantes
De janeiro a abril deste ano, o número de transplantes no Ceará foi de 379. Um resultado positivo, 12,5% superior em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2010, o Ceará ficou em 7º lugar no Brasil em número de potenciais doadores, pacientes com morte encefálica confirmada. O estado também se destacou no número de doadores efetivos. Dos 325 doadores potenciais registrados no ano passado, 127 tornaram-se efetivos, representando 14,8 doadores efetivos por milhão da população (pmp/ano), o quarto melhor resultado do Brasil.
Falta talentos
Brasil é 3º país com mais escassez de talentos no mundo. Diz consultoria Manpower, que 57% dos empregadores no País têm dificuldades de preencher vagas. Na futura sede de eventos globais como a sede da Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, a falta de talento afeta principalmente os empregos técnicos, na área de engenharia e em funções como motoristas, operários e operadores de produção. É a proporção mais elevada registrada no hemisfério ocidental, segundo a pesquisa.
|