
CPF
A Receita Federal do Brasil não está mais emitindo o cartão plástico para comprovar a inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Órgãos públicos e empresas não devem pedir que o cidadão apresente o cartão plástico do CPF. A comprovação pode ser pela Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho, carteira de identidade profissional ou qualquer outro documento que tenha o número de inscrição. Para solicitar o CPF é preciso ir a uma agência do BB, Correios ou Caixa portando título de eleitor e RG, recebendo o número na hora ou poderá imprimi-lo pela internet.
Lavagem de mãos
Um estudo em 12 países conduzido pelo Global Hygiene Council, conselho composto por especialistas em áreas relacionadas à Saúde e Higiene, revela que o Brasil é o País que mais lava as mãos com sabonetes e mais de 67% dos brasileiros lavam as mãos mais vezes por dia. Entre os resultados, está a média global de pessoas que lavam as mãos mais de cinco vezes por dia: 54% da população dos países. Brasil e Alemanha são apontados como os países mais higiênicos do mundo. China e Malásia tiveram os índices mais baixos.
Febre Amarela
Pesquisa feita com 900 militares revelou que a vacina contra febre amarela é eficaz mesmo se a dose for 50 vezes menor do que a injetada atualmente na população. O maior estudo já realizado para avaliar a imunização com doses mais baixas foi realizado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), em parceria com o Instituto de Biologia do Exército. O grande desafio dos especialistas é obter um produto que consiga reduzir os casos de eventos adversos graves da vacina da febre amarela – a cada 300 mil pessoas imunizadas, uma morre por efeito da vacina.
Censura
No final de abril deste ano, a TV Diário censurou a veiculação de um VT de 30 segundos do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil de Fortaleza, apesar da mídia ter sido paga à vista e o VT ter sido aprovado na OPEC da emissora. O VT censurado deveria ter ido ao ar em diversos horários nos dias 28 e 29 de abril. O Sindicato e a agência SJ Produções e Publicidade entrarão com uma ação contra o veículo por danos materiais e morais causados pela censura da TV Diário, ao direito de livre expressão dos trabalhadores da construção civil.
“A proteção contra atos antissindicais é parte fundamental no debate de liberdade sindical. A Convenção 98 da OIT protege os trabalhadores e suas organizações sindicais da intervenção patronal, inclusive no que concerne à punição pela participação nas atividades sindicais”
disse Pedro Armengol, diretor da CUT, na audiência contra práticas antissindicais com Ministério Público do Trabalho, em Brasília
|