
Plano Nacional de Banda larga
Serviço de acesso rápido à internet por R$ 35,00. O acordo foi feito entre empresas de telefonia fixa e governo federal depois de meses de disputa. Um impasse sobre as sanções às empresas que não cumprirem a oferta do PNBL dificulta um acordo final. "Não estamos interessados em multar, mas se fizermos o termo sem sanções fica inócuo; aí vira só declaração de intenção", disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Segundo o ministro, a intenção da presidente de Dilma Roussef é aumentar a velocidade de acesso até 5 megabits, por um preço acessível à população.
Maconha
O uso da da droga antes dos 15 anos causa redução da memória em até 30%. A constatação é resultado da pesquisa da Universidade Federal de São Paulo apresentada no 7º Congresso Anual de Cérebro, Comportamento e Emoções, em Gramado (RS). Segundo a neuropsicológa Maria Alice Fontes, uma das pesquisadoras, o uso precoce afeta áreas como a capacidade de controlar os impulsos. O estudo foi publicado na última edição do "The British Journal of Psychiatry".
Agrotóxico
Há três agrotóxicos que sofrerão restrições na comercialização em 75 nações.Dois deles estão em processo de retirada no Brasil: endossulfam e aldicarbe. O terceiro, alacloro, está sendo avaliado pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária. A decisão sobre a restrição aos três produtos químicos foi tomada na semana passada por representantes de 75 países, reunidos na Convenção de Roterdã, na Holanda. O comércio do endossulfam será banido a partir de 2013.O aldicarbe deve permanecer até meados de 2011. Já o alacloro está em fase de revisão pela Anvisa. A expectativa é de que a retirada do produto seja determinada.
Temperatura
O ano de 2010 foi o segundo mais quente desde o final do século XIX. É o que indica um relatório da Agência Atmosférica e Oceanográfica americana (NOAA), que confirma o aquecimento do planeta. A temperatura média da Terra foi, em 2010, cerca de 0,62 grau mais quente do que a média do século XX. O ano 2010 se situou, assim, atrás de 2005, considerado o ano mais quente desde que as temperaturas começaram a ser registradas em 1880. Este informe anual, realizado em coordenação com a Sociedade Americana de Meteorologia (AMS), é uma recompilação de observações e medidas feitas por 368 cientistas em 45 países.
“O latim é belíssimo, porque não tem nenhuma palavra na sentença latina que seja gratuita, sem finalidade. É como deveria ser feita a política”
Olívio Dutra, ex-governador do Rio Grande do Sul
|