
Açúcar no Cigarro
A nova versão da resolução da Anvisa mantém o veto à adição de produtos ao tabaco como cravo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, 45% dos fumantes de 13 a 15 anos consomem cigarros com sabor. A versão vai ser discutida no dia 14/2, em reunião pública. A primeira proposta previa a retirada de todos aditivos, incluindo o açúcar, mas houve reação da indústria do tabaco. A sugestão seguia os princípios da Convenção Quadro do Tabaco, um acordo internacional com regras para prevenção e combate ao tabagismo do qual o Brasil é signatário.
Doação de órgãos
O estado do Ceará registrou 92 doações em todo o mês de janeiro. O resultado é o melhor de 1998, quando foi implantada a Central de Transplantes. De 1998 a 2001, o Ceará transplantava coração, rins e córneas. A partir de 2003 passou a realizar também transplante de fígado. Em 2011, outra importante inovação: o Hospital de Messejana, unidade do governo do Estado tornou-se o primeiro e único Estado das regiões Norte e Nordeste a fazer transplante de pulmão.
Donas de Casa
O Ministério da Previdência Social anunciou que 52.040 donas de casa se inscreveram no INSS em novembro e dezembro de 2011. As donas de casa de famílias de baixa renda podem contribuir com a Previdência Social pagando somente uma alíquota de 5% sobre o salário mínimo (R$ 31,10). Esses segurados têm direito aos seguintes benefícios da Previdência Social: aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão. Para se inscrever, as donas de casa podem ligar para o telefone 135.
Isenção de IR para idosos
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou na quarta-feira (8/2) o projeto de lei que isenta do Imposto de Renda os valores recebidos mensalmente por idosos com 65 anos ou mais. A proposta é de autoria do senador Paulo Paim (PT/RS. De acordo com a legislação atual, os idosos com 65 anos ou mais que recebem valores referentes à aposentadoria, reforma ou pensão têm uma isenção de IR adicional. Contudo, o benefício não contempla os demais idosos com 65 anos ou mais. A proposta segue agora para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde será analisada de forma terminativa.
“Agências vulneráveis e inseguras ficam mais amigáveis para bandidos que assaltam agências e postos e praticam a ‘saidinha de banco’, uma vez que terão um obstáculo a menos para praticar ações criminosas”
Ademir Wiederkehr, secretário de imprensa da Contraf-CUT e coordenador do Coletivo Nacional de Segurança Bancária sobre a retirada das portas giratórias das agências, principalmente do Itaú e Bradesco |