
AVC
Foi publicada, dia 13/4, no Diário Oficial da União, a portaria regulamentando o emprego do remédio Alteplase, usado no tratamento de AVC isquêmico, na rede pública de saúde. Os hospitais poderão solicitar aos estados o credenciamento dos remédios. A demanda deverá ser autorizada pelo Ministério da Saúde. O AVC isquêmico ocorre quando há uma obstrução de um vaso, que interrompe o fluxo sanguíneo para o cérebro. O Alteplase dissolve o coágulo e normaliza a passagem de sangue.
Células-tronco
O Ministério da Saúde anunciou que serão investidos R$ 15 milhões em pesquisa e em produção de células-tronco em escala comercial. O objetivo é dar condições aos três centros nacionais de produção que atenda a demanda de hospitais públicos e particulares. Atualmente, as unidades dependem de material importado. Com o investimento, será possível ampliar o uso terapêutico das células-tronco em pacientes da rede pública de saúde, como em casos de recuperação do coração, movimento das articulações e tratamento de esclerose múltipla.
Coração artificial
Corações artificiais desenvolvidos no Brasil devem começar a ser testados em seres humanos dentro de dois meses. O desenvolvimento do coração artificial foi idealizado por Aron José Pazin de Andrade, coordenador do Centro de Engenharia em Assistência Circulatória do Instituto Dante Pazzanese, São Paulo, onde o dispositivo foi construído. Os testes deverão ser feitos em dez pacientes, durante um período de um a dois meses. O tempo de testes poderá chegar a 20 meses. Os pacientes escolhidos devem pesar entre 45 quilos e 90 quilos. O paciente precisa estar com o coração bem debilitado.
“O Brasil continua com uma das maiores taxas de juros do mundo. Em 2011, o Tesouro desembolsou R$ 236,6 bilhões para pagar os juros da dívida pública, que é o maior programa de transferência de renda do governo, beneficiando os mais ricos”
Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.
|