Redução de tributos
Publicada no Diário Oficial da União no dia 18/5, a lei que reduz a zero as alíquotas do PIS/Pasep e da Cofins incidentes sobre 27 produtos voltados a pessoas com deficiência. A medida faz parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Plano Viver sem Limite), lançado pelo governo federal no ano passado. Segundo o IBGE, 45,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência no País, o que corresponde a 23,91% da população brasileira.
Aumenta desemprego
O Brasil gerou em abril 216.974 empregos formais, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego. O saldo corresponde à redução de cerca de 55,2 mil empregos em relação a abril de 2011 - queda equivalente a 20,3%. No Nordeste, houve redução de 4.924 de postos de trabalho. O setor de serviços liderou o crescimento da geração de empregos formais, oferecendo 82.875 postos, seguido pela construção civil (40.606), pelo comércio (33.704) e pela indústria de transformação (30.318).
“A vitória não pode nos iludir. Agora haverá enfrentamento para amenizar o que é trabalho escravo no Brasil de modo a tornar a PEC inócua”
afirma Frei Xavier Plassat, da Comissão Pastoral da Terra
Estratégia e Gestão Empresarial
O Cetrede em parceria com a Universidade Federal do Ceará está com inscrições abertas até 11/6, para o Curso de Pós-graduação LatoSensu em Estratégia e Gestão Empresarial. O Cetrede é conveniado do Sindicato dos Bancários do Ceará. A prova de conhecimentos gerais será dia 13/6, às 19h, na sede do Cetrede – Av. da Universidade, 2932, Benfica. O resultado da seleção sai dia 20/6 e a matrícula será nos dias 21 e 22/6. O início das aulas será em agosto/2012. Mais informações: www.cetrede.com.br. Fone: 3214.8200.
Cesarianas x Obesidade
Bebês nascidos via cesarianas podem ter até duas vezes mais risco de serem crianças obesas aos três anos de idade, afirma um levantamento feito nos Estados Unidos pela revista pediátrica “Archives of Disease in Childhood” (em português, “Arquivos de Doenças na Infância”). A explicação estaria na diferença entre as bactérias do intestino que bebês adquirem durante o parto normal e o cesáreo. Bebês nascidos por parto normal adquirem bactérias do gênero Bacteroides da mãe na hora do parto – esses micro-organismos são essenciais para a boa digestão dos alimentos.
|